SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

GESTÃO FISCAL

Lei Complementar nº 101/2000 – art. 48
Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017
SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA (PAIF)

O que é?

PAIF: O SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA (PAIF) É OFERECIDO EM TODOS OS CENTROS DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) E TEM COMO OBJETIVO APOIAR FAMÍLIAS, PREVENINDO A RUPTURA DE LAÇOS, PROMOVENDO O ACESSO A DIREITOS E CONTRIBUINDO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA. O TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS É REALIZADO NO ÂMBITO DO PAIF. É UM CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS REALIZADOS COM O INTUITO DE CONTRIBUIR PARA CONVIVÊNCIA, RECONHECIMENTO DE DIREITOS E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NA VIDA SOCIAL DE UMA FAMÍLIA. ESSE TRABALHO ESTIMULA AS POTENCIALIDADES DE FAMÍLIAS E DA COMUNIDADE, PROMOVE ESPAÇOS COLETIVOS DE ESCUTA E TROCA DE VIVÊNCIAS.

Etapas para a realização deste serviço

O PAIF OFERECE ATENDIMENTO A FAMÍLIAS, VISITAS DOMICILIARES, ORIENTAÇÕES E ENCAMINHAMENTO A OUTROS SERVIÇOS E POLÍTICAS DO GOVERNO FEDERAL

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

IMEDIATO

Requisitos

FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL. SÃO PRIORITÁRIOS NO ATENDIMENTO OS BENEFICIÁRIOS QUE ATENDEM OS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA E BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E/OU PESSOAS IDOSAS QUE VIVENCIAM SITUAÇÕES DE FRAGILIDADE DE VÍNCULOS E DE PERTENCIMENTO SOCIAL, EM ESPECIAL FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS DE PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA, COMO O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) E O BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC).

Formas de Atendimento

ACOLHIDA, AÇÕES PARTICULARIZADAS, AÇÕES COMUNITÁRIAS, OFICINAS E ENCAMINHAMENTOS

Regularidade da Oferta

CONTÍNUO

Documentos

RG, CPF

Formas de Prestação de Serviços

ACOLHIDA, ESTUDO SOCIAL, VISITA DOMICILIAR, ORIENTAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS. ACOMPANHAMENTO FAMILIAR. ATIVIDADES COMUNITÁRIAS E CAMPANHAS SOCIOEDUCATIVAS. PROMOÇÃO AO ACESSO À DOCUMENTAÇÃO PESSOAL.

Informações de Acesso

PODE OCORRER POR PROCURA ESPONTÂNEA POR PARTE DOS USUÁRIOS, BUSCA ATIVA PELA EQUIPE DE REFERÊNCIA E ENCAMINHAMENTO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL OU DAS DEMAIS POLÍTICAS PÚBLICAS.

Metodologia Utilizada

PLANEJAMENTO - OFICINAS COM AS FAMÍLIAS – AÇÕES – ATENDIMENTOS FAMILIAR \ENCAMINHAMENTOS\ACOMPANHAMENTOS – REGISTROS DAS INFORMAÇÕES

Locais de prestação do serviço

O SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA (PAIF) É OFERECIDO EM TODOS OS CENTROS DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Padrão de qualidade esperada

PAIF CONSISTE NO TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS, DE CARÁTER CONTINUADO, COM A FINALIDADE DE FORTALECER A FUNÇÃO PROTETIVA DAS FAMÍLIAS, PREVENIR A RUPTURA DE SEUS VÍNCULOS, PROMOVER SEU ACESSO E USUFRUTO DE DIREITOS E CONTRIBUIR NA MELHORIA DE SUA QUALIDADE DE VIDA.

agendamento

NÃO SÃO REALIZADOS AGENDAMENTOS, TODOS OS ATENDIMENTOS SÃO REALIZADOS DE FORMA CONTÍNUA E NOS DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DO CRAS.

Entidade/Órgão Responsável

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL

Endereço: Av. JOAQUIM LOPES DOS REIS, S/N - CENTRO
Setor Responsável: SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL
Horário de Atendimento: MATUTINO - 8H as 13H

Avaliar Serviço