COVID-19
Acesso à Informação
Portal de Serviços
Sobre o Município
PATOS | Estudantes da EJA do povoado Cajueiro destacam cultura afro-brasileira em comemoração ao Dia da Consciência Negra
Prefeitura - 11 de Dezembro de 2025 - 08:11:01
Em continuidade às atividades desenvolvidas pelas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em homenagem ao Dia da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Educação de Patos do Piauí realizou mais um evento da programação alusiva à data. Após as atividades apresentadas pelas turmas da sede e de outras comunidades, desta vez, o evento foi realizado no povoado Cajueiro, protagonizado pelos alunos da EJA da Escola Cícero José da Costa.
O momento aconteceu na noite desta terça-feira, 19 de novembro, na própria escola, reunindo estudantes, professores e a comunidade local em um momento de valorização histórica, cultural e social da população negra. A ação reforçou o compromisso da Educação em promover reflexão, respeito e reconhecimento sobre as contribuições do povo afro-brasileiro.
Estiveram presentes no evento, a primeira-dama e secretária de Saúde, Auzeni Costa, o vice-prefeito Luiz Evaristo, a secretária de Educação, Sueli Carvalho, os vereadores Marlon Costa, Saumarco Reis, Léia de Rafinha, dentre outros.

O evento teve início com reflexões sobre o significado da Consciência Negra e sua importância no combate ao racismo e na compreensão da luta por direitos e igualdade. Foram destacadas as contribuições de Zumbi dos Palmares e o simbolismo do dia 20 de novembro como marco de resistência e identidade.

Em seguida, os alunos apresentaram trabalhos desenvolvidos ao longo do projeto, com cartazes exibindo pinturas inspiradas na arte africana, marcadas por cores vibrantes, símbolos tradicionais e expressões culturais diversificadas, além de máscaras africanas e instrumentos musicais.

A noite teve ainda apresentações da culinária africana, que traz sabores, práticas e influências presentes até hoje no Brasil. Um dos pontos altos do evento foi a apresentação dedicada a Dandara e Zumbi dos Palmares. Por meio de música e encenação, os alunos retrataram a história dos dois líderes e o papel fundamental que desempenharam na resistência negra e na luta pela liberdade.

A programação continuou com a dramatização do poema de Victoria Santa Cruz, que narra a transformação da dor provocada pelo preconceito em força e orgulho. Também foi realizada a declamação do poema “Respeito Não Tem Cor” e “Negro Brasileiro”.

Por fim, os alunos apresentaram uma performance de carimbó, dança tradicional da cultura amazônica com marcante influência africana, destacada pelos ritmos de tambor e movimentos circulares. Para concluir o evento, os professores desfilaram ao som de música, simbolizando união, respeito e comprometimento com uma educação antirracista e inclusiva.

Após as apresentações culturais, a escola realizou a entrega de cestas básicas aos alunos das turmas de EJA, como forma de apoio e incentivo.
