SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

GESTÃO FISCAL

Lei Complementar nº 101/2000 – art. 48
Patos do Piauí fortalece políticas para infância e adolescência e realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF

Prefeitura - 11 de Dezembro de 2025 - 07:57:17


...

O município de Patos do Piauí realizou, nesta quarta-feira, 10, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – edição 2025-2028, um momento de grande importância para o início do novo ciclo de ações voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O evento aconteceu no CRAS e reuniu equipes técnicas, representantes das secretarias municipais, adolescentes do NUCA, membros do CMDCA, o Conselho Tutelar, mobilizadores, articuladores e autoridades municipais.

O evento marcou o início do ciclo de planejamento participativo, que norteará, pelos próximos quatro anos, as ações de cada secretaria para o alcance das metas do Selo UNICEF. A abertura contou com a execução dos hinos com a participação da Banda Marcial Teresinha Dias, apresentação cultural com adolescentes do NUCA e pronunciamentos institucionais.

Em sua fala, o prefeito Joaquim Neto, ressaltou a relevância do evento. “É um momento importante. Aqui se terá as ideias construtivas para a democracia, para que o nosso município de Patos do Piauí não só ganhe o selo Unicef, mas cresça cada dia mais, garantindo direitos, combatendo a desigualdade e trazendo justiça social. E dizer que podem contar com o prefeito Joaquim Neto.”

Na sequência, o gestor reforçou que todo o processo exige responsabilidade coletiva. “Esse processo precisa da grande responsabilidade de todos nós para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes patoenses. Temos trabalhado em parceria com todos esses órgãos, em especial a Secretaria de Assistência Social, que tem atuado incansavelmente para manter e melhorar as políticas públicas. E aqui hoje temos a oportunidade de discutir e elaborar propostas para levar o melhor a nossa infância e adolescência.”

A secretária de Assistência Social, Franciana Carvalho, falou da importância da certificação. “O selo é um reconhecimento de que nós estamos desenvolvendo ações voltadas às crianças e adolescentes e a proteção desse público. O município não recebe recurso financeiro por conta disso, mas o selo reconhece que Patos trabalha em todos os setores para atender nossas crianças e adolescentes com responsabilidade e garantia de direitos. Então, vamos analisar nossos dados, como estamos e o que a gente precisa manter e melhorar e então vamos elaborar estratégias para serem desenvolvidas durante esses próximos anos, visando alcançar a meta definida pelo Selo Unicef”.

A secretária de Educação, Sueli Carvalho, pediu o empenho de todos no desenvolvimento das ações. “Educação e Assistência Social estão juntas nessa parceria como percursoras desse processo. Só quero pedir a todos que nos empenhemos nesse processo, com a responsabilidade que temos como disseminadores, para que possamos estar sempre trabalhando em defesa de garantir os direitos e uma melhor qualidade de vida a nossas crianças e adolescentes”.

A articuladora Angélica Vieira, destacou a importância da participação social e do compromisso coletivo para fortalecer as políticas públicas.  “Aqui temos pessoas que acreditam no poder da participação social e no compromisso coletivo de garantir que cada criança e adolescente do nosso município tenha seus direitos assegurados, sua voz ouvida e suas oportunidades ampliadas. O selo Unicef não é apenas uma participação, é um convite para transformar realidades e fortalecer políticas públicas. Para isso precisamos do diálogo, união e desempenho de cada um que está aqui”.

A assistente social Elane Carvalho, destacou a importância do fórum e do trabalho conjunto. “Que possamos juntos atuar em busca não só do Selo, mas visando melhorar e qualificar nossas políticas públicas voltadas para nossas crianças e adolescentes. E esse fórum hoje é um espaço para que possamos trocar ideias, dialogar, analisar o que está bom e procurar melhorar no que for preciso, para que nossas crianças e adolescentes possam crescer e se desenvolver de uma forma mais digna e justa no nosso município”.

Durante a programação, foi apresentada a linha de base, detalhando os indicadores atuais, a metodologia de trabalho e as metas que Patos deverá alcançar entre 2025 e 2028. Na sequência uma palestra foi ministrada pela assistente social Márdila Taveira.

No fórum também foram apresentados os membros da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, grupo formado por representantes das secretarias municipais, do CMDCA, do Conselho Tutelar e de demais áreas da rede de proteção. A comissão é responsável por coordenar, acompanhar e integrar as ações estratégicas necessárias para o alcance das metas do ciclo 2025-2028.

Os integrantes do NUCA, que nesta edição conta com 40 adolescentes envolvidos de forma ativa, participando da construção das ações, também foram apresentados. Dois adolescentes que fazem parte do núcleo apresentaram o Plano de ação, com as atividades previstas.

Com a realização do Fórum, Patos do Piauí inicia oficialmente a construção do Plano Municipal de Ação pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, que será desenvolvido ao longo do ciclo 2025–2028 e que reunirá metas, indicadores e estratégias para fortalecer as políticas públicas municipais.

ASCOM / Cidades na net